Weby shortcut
 
cabecalho_geral

Maquinário do Ateliê Tipográfico

LINOTIPO (LINOTYPE)
Função: Composição mecânica em linha (composição a quente).

Fabricante: Mergenthaler Lynotype – New York (Brooklyn); USA.
Descrição:
A Linotipo é uma máquina de composição de linhas tipográficas em chumbo. Foram inventadas nos Estados Unidos pelo alemão Ottmar Mergenthaler, em 1884. A máquina é equipada com chumbo em ponto líquido, a fim de fundir as linhas de tipos assim que estas são digitadas ou datilografadas. A linotipo, com a composição a quente, marcou a mecanização da tipografia, uma vez que uma máquina era capaz de realizar o trabalho de até oito tipógrafos manuais. Outro marco importante foi o baixo custo e a democratização de informações ao final do século XIX. O acesso à educação e à leitura aumentou, pois as impressões passaram a ser mais rápidas e mais baratas, já que contavam com a rapidez da mecanização tipográfica. A linotipo começa a sair de cena em meados dos anos de 1950, ainda podendo ser encontrada em funcionamento comercial até o final dos anos 1980. Aos poucos, entraria em cena a fotocomposição (composição a frio) e a composição eletrônica e computadorizada.

IMPRESSORA MANUAL FUNTIMOD
Modelo “Cabo de pá”.
Fabricante: Funtimod do Brasil – Indústria e Comércio.
Descrição:
Imprime em formato 16 (24cm x 16cm). Impressão manual tradicional. Este tipo de impressoras sucedeu as prensas manuais dos séculos XVI e XVII e os prelos. Surgiu por volta de 1854. O sistema de impressão é plano-contra-plano, isto é, duas superfícies planas se unem para produzir a impressão. Num quadro fixo é colocada a rama com os tipos e imagens a serem impressas; noutro quadro, o impressor posiciona, uma a uma, as folhas em branco. Também são chamadas “máquinas de platina”, em referência ao prato entintador dos rolos que, por sua vez, passam a tinta para a matriz na rama. É operada manualmente em todo o funcionamento. A tiragem pode chegar a 1.000 impressões por hora, dependendo da habilidade do impressor.

IMPRESSORA MANUAL/ELÉTRICA (Minerva)
Marca Funtimod. 
Fabricante: Funtimod do Brasil – Indústria e Comércio.
Descrição:
Além de imprimir, permitem também fazer relevo seco. Imprime em Formato 4 (48cm x 33cm). O sistema de impressão é plano-contra-plano, isto é, duas superfícies planas se unem para produzir a impressão. Num quadro fixo é colocada a rama com os tipos e imagens a serem impressas; noutro quadro móvel, o impressor posiciona, uma a uma, as folhas em branco, retirando-as impressas. Imprime até 3.000 folhas por hora, dependendo da habilidade do operador.

IMPRESSORA TIPOGRÁFICA RÁPIDA
Fabricante: HEIDELBERG (Alemanha); Modelo Leque;
Distribuída no Brasil por Funtimod Brasil – Indústria e Comércio.
Função: Imprimir, fazer cortes especiais, vincar, numerar.
Descrição:
Imprime em formato 8 (24cm x 33cm). O sistema de impressão é plano-contra-plano, isto é, duas superfícies planas se unem para produzir a impressão. Num quadro fixo é colocada a rama com os tipos e imagens a serem impressas; noutro quadro, as folhas em branco são posicionadas automaticamente, a partir da mesa alimentadora e devolvidas impressas na mesa receptora. Imprime até 5.000 folhas por hora.

IMPRESSORA TIPOGRÁFICA PLANA
Modelo: HEIDELBERG CYLINDER
Fabricante: HEIDELBERG (Alemanha);
Distribuída no Brasil por Funtimod Brasil – Indústria e Comércio.
Função: Imprimir, fazer cortes especiais, vincar, numerar.
Descrição:
Imprime em formato 4 (38cm x 52cm). O sistema de impressão é plano-cilíndrico, isto é, numa superfície plana é colocada a rama com os tipos e imagens a serem impressas; no cilindro de contra-pressão são presas automaticamente as folhas em branco, a partir da mesa alimentadora. Numa coincidência perfeita, uma volta do cilindro corresponde a uma passagem da rama de impressão. As folhas impressas são depositadas na mesa receptora. Imprime até 5.000 folhas por hora.

Listar Todas Voltar