cabecalho_geral

História

Apontamentos sobre a história da Tipografia

As origens da Tipografia

Plantas das fachadas da primeira sede

Primeira produção do selo "Imprensa Universitária"

Documentos simbólicos da história da Imprensa e do CEGRAF/UFG

Fotos da Imprensa Universitária

Homenagem ao Sr. Lázaro Garcia do Amaral, linotipista do CEGRAF/ UFG

 

História da Imprensa Universitária
A Imprensa Universitária iniciou oficialmente os seus serviços no dia 17 de dezembro de 1962. Todavia, no nosso acervo conservam-se produções anteriores, do ano 1961, que receberam o selo “Departamento de Imprensa Universitária”. Já no seu início, a missão da imprensa foi incentivar a cultura e colaborar com os intelectuais.
Geraldo Lucas, Oficial de Administração, foi designado, aos 22 de outubro de 1962, por Francisco Ludovico de Almeida Neto, Reitor em exercício da UFG, para exercer a Função Gratificada de Chefe do Serviço de Imprensa Universitária, vaga criada pelo Decreto n. 51.487 de 8 de junho de 1962.
Desde 1962, a Imprensa Universitária teve a seu encargo o serviço industrial destinado a editar e imprimir livros didáticos, técnicos e científicos, teses, revistas e periódicos, além de encadernações de impressos gerais utilizados na rotina administrativa da UFG.
Em 1968, com a inauguração do “majestoso” prédio próprio, com instalações “modernas e funcionais” no Setor Universitário (para o qual se destinou uma verba de cem milhões de cruzeiros), a Imprensa Universitária, transformando o seu “Setor de Editoramento”, assumiu também as funções de editora, criando-se o selo “Editôra da UFG”. A atual “Editora UFG” foi criada pela Resolução 04/77 de 16 de agosto de 1977 do Egrégio Conselho Universitário.
Foi frequente que os lançamentos dos livros da “Editôra da UFG” acontecessem, com coquetéis, “no amplo salão do Restaurante Central da UFG” e no Bazar Oió.


Agradecemos ao Sr. Armando Honório da Silva – arquivista e pesquisador do CEB/ UFG – a localização e disponibilização das fontes bibliográficas que possibilitaram a reconstrução da história da Imprensa Universitária.